Alergias e Irritações de Pele do Bebê

Pequenas infecções e alergias de pele são uma condição relativamente comum. Estas infecções podem tornar a pele do bebê dolorida, vermelha e escamosa, e devem ser tratadas quanto antes.
Certas irritações de pele e alergias podem ser causadas por ação do atrito e umidade que a fralda pode causar, Se tal for o caso, deve-se certificar que as fraldas não estejam demasiadamente apertadas, ou úmidas durante o tempo mais do que necessário.

Irritantes e Alergénicos mais Comuns

Os irritantes mais comuns são as bactérias que acompanham a urina e fezes. Do mesmo modo, a amônia que pode formar-se pelo contacto das fezes com a urina no interior da fralda pode também ser um fator irritante.
Os detergentes, plásticos, perfumes e tinturas usadas em fraldas descartáveis, lenços, sabonetes, e reações a certos cremes podem também ser uma das causas comum de irritações de pele em bebês.

Diferentes Tipos De Assadura

Tratamento Natural para Bebe

Tratamento Natural para Bebe


Dermatite com escoriações. Mais conhecido como atrito de fralda, esta condição caracteriza-se por tornar a área genital e dobras das coxas e nádegas vermelha e inchada. Este tipo de erupção cutânea geralmente vem e vai, causando um pequeno desconforto, mas pode-se complicar com infecções secundárias.

Dermatite Atópica (Eczema). Erupção cutânea com manchas vermelhas escamosas nas pernas e na região da virilha. Primeiramente pode aparecer em outras partes do corpo, e estender-se para a área da fralda. Este tipo de eczema é comum entre 6 e 12 meses de idade.

Dermatite por cândida (infecção por fungos). Este tipo de erupção aparece nas dobras dos órgãos genitais do bebê, pernas e os vincos entre o abdômen e coxas. Começa como pequenas manchas vermelhas que se tornam mais numerosas, formando depois erupções vermelho brilhante, ligeiramente elevadas em relação à pele. A causa mais comum deste tipo de erupção é um bebê que está a tomar ou tenha tomado antibióticos.

Dermatite Perianal. Este tipo de erupção vermelha escura aparece em redor do ânus. Esta erupção não costumam aparecer com bebês que já se alimentam de sólidos.

Dermatite Seborreica (tampão de berço). Erupção vermelha profunda, áspera e com escamas amareladas por vezes. Este tipo de erupção cutânea geralmente começa no couro cabeludo, embora às vezes possa começar na região das fraldas e espalhar-se para cima.

Tratamento Para Assaduras e Irritações

  • Azeite (óleo de Oliva)
  • Deve ser óleo de oliva virgem e não refinado, obtido exclusivamente por meios mecânicos. O óleo de coco, chá de camomila e o creme de calêndula são uma ótima solução natural para uso tópico na cura das irritações e eczemas de bebê.

  • Limpeza e Ar Fresco
  • Mudar as fraldas molhadas ou sujas o mais rapidamente possível. Manter, sempre que possível, a parte inferior do seu bebê seca e limpa, de preferência sem fraldas. E mesmo quando não for possível manter o bebe sem fraldas, assegure-se que a pele do bebê seque completamente antes de colocar outra fralda.

  • Fraldas de Pano
  • Estudos científicos têm mostrado que o uso de fraldas descartáveis aumenta o risco de assaduras. Deve enxaguar bem para retirar qualquer resíduo de sabão ou detergente que podem irritar a pele do seu bebê. Deve também evitar o uso de amaciantes que podem ser irritativos.

  • Cuidados com a Alimentação
  • Sempre que introduzir novos alimentos, deve observar a reação do bebe ao mesmo por cerca de 4 dias para ver se é alérgico a algum alimento especifico.

  • Criar uma Barreira Protetora para a Pele
  • Uma pomada como Nivea, Eucerin ou óxido de zinco na parte inferior do seu bebé pode ser colocada para criar uma barreira protetora para as fezes e urina. Evitar o uso de pó de talco, que pode causar problemas pulmonares, e o amido de milho que o talco contém pode causar irritações.

  • Banho com Aveia
  • Se a pele do seu bebê tem muito prurido, um banho de aveia pode ser muito reconfortante e ajuda a pele cicatrizar. Coloque duas xícaras de aveia num processador de alimentos (ou use um moedor de café), até ficar em pó. Adicione a farinha de aveia em pó a um banho de água e mexa bem. Mergulhe na banheira de aveia por 15 minutos, enxaguar com água limpa e seque a pele seca com uma toalha macia.

Quando Devo Levar o Bebê Ao Médico?

As irritações de pele devido a fraldas geralmente desaparecem dentro de 2 a 3 dias, quando devidamente tratadas, Se persistir, ou se começam a aparecer feridas na pele, bolhas, se a erupção é vermelha brilhante ou tem áreas com crosta, e se seu bebê não está comendo bem, ou em algum momento o bebê desenvolve uma febre, ou parece não se sentir bem, contacte o seu médico imediatamente.

Referências

Steven P. Shelov MD, MS, FAAP.Your Baby’s First Year. 2nd Ed. New York

Veja Também

The following two tabs change content below.
RemédiosNaturais.info é uma publicação online de autores profissionais de saúde, nutricionistas e técnicos especialistas de diversas áreas de saúde.