Eczema (Dermatite Atópica)

Eczema é uma lesão da pele decorrente de inflamação. Em geral, os eczemas caracterizam-se pelo aparecimento de inflamação com vermelhidão (eritema) e inchaço (edema) na superfície cutânea (pele). Como consequência, pode ocorrer um acúmulo de líquidos em pequenas vesículas, com prurido.
O maior inimigo da dermatite atópica é o ato de coçar as partes afetadas. Deve evitar absolutamente coçar as partes afetadas para não irritar e diminuir a barreira protetora da pele, tornando-a mais susceptível a infecções.

Bebes e crianças pequenas são particularmente propensas a infecções, devido ao seu sistema imunológico não estar totalmente desenvolvido.
Dermatite atópica ocorre mais comumente na face, braços e pernas em bebes e adolescentes, enquanto os adultos tendem a tê-lo por trás de seus joelhos e cotovelos.

Normalmente, esta condição da pele aparece em crianças com menos de dois anos de idade, por vezes esta condição pode ser acompanhada por asma, rinite alérgica e alergias alimentares ao longo da vida.

Embora se pense que a dermatite atópica possa ser uma doença genética, numa pequena percentagem dos casos, existem ainda muitos outros fatores que contribuem para seu desenvolvimento, assim como para o seu grau de severidade, como sejam os fatores ambientais (nutrição, reação do sistema imunológico ou fatores externos.

TRATAMENTO

Proteger e Reparar a Pele

Para diminuir ou eliminar os sintomas de Dermatite Atópica algumas das seguintes metodologias foram aplicadas com sucesso.

  • Emolientes Deve utilizar hidratantes para diminuir o ciclo vicioso da coceira (comichão), e de modo a que a progressão da erupção cutânea possa ser impedida. Emolientes também hidratam a pele, contribuindo para uma pele mais saudável, assim como contribuir para a reparação da barreira cutânea, reduzindo a probabilidade de infecção. Escolher emolientes constituídos por ingredientes naturais. Pois certos produtos químicos sintéticos podem agir como um fator irritante na pele.
  • Hidratantes. A pele deve estar sempre bem hidratada para fazer face á irritação e promover a cicatrização. Pode adquirir produtos hidratantes na farmácia, ou utilizar óleo de oliva (azeite) para hidratar a pele. O azeite é rico em vitamina E que contribui para a cicatrização hidratação de uma pele saudável.
  • Camomila e Alcaçuz Cremes à base de extratos de ervas de camomila e alcaçuz são indicados na redução dos sintomas de eczema.
  • Kelp e Argila Bentonítica Embeber o corpo em algas (Kelp) e/ou água de argila bentonítica pode ser muito reconfortante para desintoxicar e limpar a pele, podendo até eliminar o uso do sabão. Muito utilizado é também o banho de imersão de aveia coloidal, ou o uso de simples massagens com óleo de rícino misturado com extracto de calêndula para hidratar e desintoxicar a pele no tratamento eficaz de dermatite atópica.
Pele bem Hidratada

Pele bem Hidratada

  • A Manteiga de Karité Manteiga de Karité extraída da semente da castanha de Karité da Árvore Mangifolia em África, acalma e hidrata a pele sem obstruir os poros.
  • A Luz Solar A exposição moderada à luz solar sobre todo o corpo, permite reforçar o sistema imunitário, assim como contribuir para um aumento da vitamina D no organismo.
  • Exercício Físico A prática de exercício físico, mesmo que ligeiro, promove a elasticidade e hidratação da pele, contribuindo para a libertação de toxinas, para a desobstruir os poros da pele, tornando a pele mais saudável.

A Importância da Alimentação

Vários Estudos Apontam Alergias Alimentares como Fator de Indução de Sintomas de Eczema.

  • Evitar Certos Alimentos Os alimentos mais comuns ligados à Dermatite Atópica são: ovos, leite, soja, trigo, amendoim, lactose, glicose, maltose, bebidas gaseificadas, e açúcares processados (por exemplo açúcar branco). Deve testar o seu organismo eliminando estes alimentos por algumas semanas e ver se contribuem para o desagravamento dos sintomas da Dermatite Atópica. Pode custar um pouco ao início, mas tona-se muito fácil passado algumas semanas e é uma das técnicas nutricionais mais eficazes no tratamentos de Eczema. Pratique uma mudança progressiva e gradual de dieta, eliminando o que agrava os sintomas do seu eczema, até eliminar na totalidade esses alimentos e verificar os resultados (2 semanas).
  • Tipo de Dieta Alterações importantes na dieta são vitais para o sucesso do tratamento de dermatite atópica. Algumas pessoas indicam a nutrição como um dos fatores mais importantes no sucesso do tratamento de dermatite atópica. As principais mudanças que contribuem para a eliminação dos sintomas são: implementar uma dieta vegetariana. É importante que a sua alimentação seja constituído maioritariamente por frutas e legumes frescos, e frutos secos. A preferência é obviamente para alimentos na sua forma natural (não processados industrialmente), e de preferência cultivados organicamente.

Utilizar Bactérias “Boas”

  • Probióticos Os probióticos são bactérias benéficas que vivem no seu sistema digestivo e contribuem positivamente para o seu bem-estar e para a regulação do seu sistema imunitário. As bactérias benéficas são essenciais para modular as respostas imunes que por sua vez regulam reações alérgicas.
    Muitos ensaios clínicos controlados têm demonstrado que tomar um suplemento de probióticos (bactérias boas) pode melhorar consideravelmente a extensão e gravidade da dermatite atópica. Estudos chegaram ainda à conclusão que crianças com dermatite atópica têm menos bactérias benéficas no sistema digestivo, ao contrário das crianças saudáveis.
  • Lactobacilos A suplementação de bactérias lactobacilos têm a capacidade de reforçar o sistema imunológico, e inibir o desenvolvimento de dermatite atópica, quer em crianças como em adultos.

The following two tabs change content below.
RemédiosNaturais.info é uma publicação online de autores profissionais de saúde, nutricionistas e técnicos especialistas de diversas áreas de saúde.