Acne (Parte 1)

Os sintomas mais comuns incluem o aparecimento de pontos negros, borbulhas ou quistos sebáceos.
Estes sintomas são resultado da condição inflamatória das glândulas sebáceas e de folículos dos pelos, geralmente encontrados na face, pescoço, peito e ombros e costas.

O Acne é das mais comuns patologias de pele. Cerca de oito em cada dez jovens com idades entre os 12 e os 24 anos sofrem, até um certo ponto, de acne.
O acne é uma perturbação sebácea que está intimamente relacionada com uma perturbação dos hormônios característicos da puberdade.

A maioria das pessoas recupera da fase de maior severidade dos sintomas de acne por volta dos 20 aos 30 anos. No entanto, mesmo depois dessa idade, alguns sintomas podem ainda persistir embora não com tanta intensidade.

No caso das mulheres, os sintomas podem-se agravar, nomeadamente antes de cada período menstrual.

A pele é um maravilhoso e intrincado mecanismo que serve três propósitos fundamentais: a proteção do organismo interior, a regularização da temperatura corporal, e a eliminação de resíduos celulares e sistêmicos.

Causas Do acne

Liberte-se do Acne

Liberte-se do Acne

  • Hábitos Alimentares Deficientes

Para além da causa natural do efeito da puberdade nos adolescentes, o acne pode ter também origem em hábitos alimentares deficientes. A prática de uma alimentação inadequada composta por excesso de amido, açúcar, carnes gordas e produtos processados como refeições rápidas podem contribuir para o aumento dos sintomas de acne.

  • Prisão de Ventre (Obstipação)

Prisão de ventre (Obstipação) pode ser outra das principais causas do acne. Se os intestinos não são regulares, a corrente sanguínea não consegue eliminar eficazmente os resíduos do organismo, o que pode aumentar os níveis de toxicidade do sistema, esforçando a pele a eliminar o excesso de toxinas, resultando em sintomas agravados de acne.

  • Higiene

Outra importante causa de acne pode ser uma pele pouco saudável devido a deficiências de higiene ou hábitos de vida pouco saudáveis como o uso excessivo de tabaco, álcool, o esforço mental extenuante, a privação de sono, ou ainda hábitos de vida demasiadamente sedentários como a falta da prática de exercício físico regular.

Tratamento Natural de Acne

O tratamento da acne com a administração de pomadas e loções pode não surtir os efeitos desejados em todas a situações. Isto deve-se a que estes tipos de tratamento apenas tratam o acne nos seus sintomas, não nas suas causas.
A principal função das pomada e loções será a de reprimir temporariamente a ação das glândulas sebáceas.

  • Alimentação

Um regime dietético intensivo constituídas por alimentos exclusivamente naturais compostos essencialmente por vegetais e fruta fresca pode tratar o acne pelo seu interior e promover a eliminação das toxinas do organismo.

Os alimentos que mais devem ser utilizados são todos os vegetais, principalmente os de folhagem verde por serem ricos em clorofila, e o gengibre por promover a eliminação das toxinas. Quanto à fruta as maçãs, uvas, abacaxi, e citrinos podem ser muito eficientes.

Deve-se evitar o consumo de produtos industrializados como as comidas rápidas, sodas, guloseimas, chocolates, café, compotas ou frutas enlatadas pois este tipo de alimentos são ricos em sódio (sal) e açúcar, que agravam os sintomas de acne .

Acne (parte 2)

Este Artigo Informativo Não Substitui o Aconselhamento Médico. Consulte Sempre Ajuda Profissional de Saúde Nas Suas Decisões