A Importância Da Clorofila Na Dieta

A clorofila é um quimíco natural de pigmentação verde que se encontra nos vegetais verdes, ervas e algumas algas.
Uma opção viavel para aumentar o valor nutricional da sua dieta é aumentar o consumo de alimentos ricos em clorofila.
De acordo com um estudo de Jane Higdon, Ph.D da Universidade do Oregon, o consumo diário de alimentos ricos em clorofila beneficia os níveis de anti-oxidantes no organismo, pode servir como desodorizante oral ou tópico, é eficaz no tratamento de feridas, e em estudos IN VITRO foi comprovado na promoção de desintoxicação em alguns casos de cancer.

Bróculis são ricos em clorofila

Bróculis são ricos em clorofila

Todos os vegetais verdes contêm clorofila, alguns dos alimentos ricos em clorofila são o espinafre, brócolis (bróculos), chá verde, pimento, azeitonas verdes, couves de Bruxelas, repolho verde, aipo, couve, feijão verde, ervilhas, couve, salsa, alface e algas marinhas verde azulada, ricas também noutro micronutriente importante, a espirulina.

Beneficios Terapêuticos da Clorofila

  • Fonte de Magnésio. A clorofila é uma boa fonte do nicronutriente magnésio que é usado por mais de 300 enzimas no nosso corpo. O magnésio é necessário para o metabolismo da vitamina C, fósforo, potássio e sódio. É também importante para o sistema nervoso, para potenciar um sono mais restablecedor, para facilitar a síntetização de certas proteínas, assim como para controlar a forma como o cálcio é usado no corpo e ajuda a relaxar os músculos e evita cãimbras musculares e espasmos.
  • Tratamento De Feridas. Desde a década de 1940 que alguns estudos revelam a eficácia terapêutica da clorofila, na aplicação tópica, para favorecer o retardamento do crescimento de certas bactérias anaeróbicas e para acelerar a cicatrização de feridas de animais e pessoas. São várias a soluções tópicas como pomadas e cremes de clorofilina no tratamento de feridas, assim como as feridas abertas persistentes e feridas de cura lenta, tais como úlceras para reduzir a inflamação local e promover um tratamento mais acelerado.
  • Desodorizante. A clorofila pode ser uma optima solução de desodorizante oral ou tópico. Além disso, foi observado em casos de pacientes incontinentes, ou com colostomias e ileostomias que a utilização oral da clorofila controla o odor urinário e fecal.
  • Anti-Oxidante. Estudos IN VITRO chegaram á conclusão que a clorofilina pode neutralizar vários oxidantes fisicamente relevantes. Alguns dados apresentados por estudos de tratamento de câncer sugerem que a suplementação de clorofilina pode diminuir o dano oxidativo induzido por carcinógenos químicos e radiação. (Jane Higdon, Ph.D da Universidade do Oregon)

Alimentos Ricos em Clorofila

Alimento Quantidade Clorofila (mg)
Broculis 1 Xicara 23,7
Salsa ½ Xicara 19,0
Feijão verde 1 Xicara 1,3
Rúcula 1 Xicara 8,2
Alho-poró 1 Xicara 7,7
Repolho chinês 1 Xicara 4,1

Este Artigo Informativo Não Substitui o Aconselhamento Médico. Consulte Sempre Ajuda Profissional de Saúde Nas Suas Decisões