Diferentes Tipos De Plástico

Quantas vezes por dia usa algo feito de plástico? Possivelmente será mais vezes do que pensa.

O plástico está largamente presente em vários produtos alimentares como garrafas de água, refrigerantes, embalagens de ketchup, maionese, comida pré-cozinhada, envólucros para carne, peixe, embalagens variadas, sacos para vários usos, brinquedos, e até biberões para crianças.

Estudos recentes chegam a conclusão que determinados tipos de plástico são até um certo ponto inseguros. Estudos alegam que a contaminação por certos componentes contidos em diversos tipos de plásticos, como por exemplo o Bisfenol A e toxina DEHA, apontados como factores de contribuição para casos de cancro, infertilidade, problemas de crescimento, disfunção eréctil, problemas de coração, etc…

O fabrico de plástico é um processo que envolve matérias primas derivadas do petróleo como o carbono,  mas também gás natural, carvão, ou fontes biológicas. Os elementos podem ser combinados de várias formas a fim de alcançar as características de plástico desejadas.

Todos os plásticos são identificados com um numero rodeado por um triângulo de setas. Esses códigos indicam o tipo de plástico.

O simbolo é este, mudando os números de  identificação no seu interior.

PET1

* 1: polietileno tereftalato (PET, PETE)

Claro, duro e inquebrável. Fornece uma barreira ao oxigênio, água e dióxido de carbono. Ideal para uso em garrafas de refrigerantes carbonadas (refrigerantes/sodas) também é utilizada para garrafas de água, suco, bebidas desportivas, cerveja, enxaguadouro bocal, ketchup, molho para salada, frascos de manteiga de amendoim, gelatina, picles, ou em bandejas de alimentos que podem ir ao micro-ondas.

Estudos recentes têm demonstrado que a reutilização de garrafas feitas de PET podem ser perigosos. A toxina DEHA apareceu na amostra de água a partir de garrafas reutilizadas, conhecidas por causar problemas no fígado, dificuldades reprodutivas, ou ainda cancro.

* 2: polietileno de alta densidade (PEAD)

Bem adequada para acondicionamento dos produtos com uma vida útil curta e têm boa resistência química. É utilizada para leite, sumos e garrafas de água, utensílios domésticos como champôs, detergentes, óleo do motor, anticongelante, telhas, tubos, filmes plásticos, lonas, baldes, caixas e recipientes para reciclagem.

* 3: Polivinil de cloreto (PVC, vinil)

É usado para sacos de médicos, cortinas de chuveiro, materiais de construção como tubos, revestimentos, grades, cercas, etc.

A produção de PVC requer produtos químicos reconhecidos como cancerígenos que são libertados durante a utilização, resultando em exposição humana a ftalatos, chumbo, cádmio, estanho e outros produtos químicos tóxicos.

* 4: polietileno de baixa densidade (PEBD)

Conhecido pela sua resistência, flexibilidade e relativa transparência. É usado para produzir sacos de lixo, revestimento de pacotes de leite. Também pode ser encontrado em brinquedos, tampas de recipientes, embalagens, etc…

* 5: polipropileno (PP)

É usado para fazer embalagens de iogurte, margarina ou embalagens para refeições pré-cozinhadas. É também usado para frascos de medicamentos, tampas de garrafa, e utensílios domésticos.

* 6:  poliestireno (PS)

Poliestireno (PS) pode ser rígido ou de espuma. Utilizado como embalagem de protecção como espuma para móveis, recipientes eletrônicos, etc… Também usado para copos, pratos, taças, talheres, bandejas de carne e aves, e recipientes para alimentos rígidos.

* 7:  e números superiores – Outros

Combinação dos componentes anteriores, ou utilização de novos.

Este Artigo Informativo Não Substitui o Aconselhamento Médico. Consulte Sempre Ajuda Profissional de Saúde Nas Suas Decisões