Como Fazer uma Limpeza Intestinal em Casa

A limpeza intestinal é um processo de desintoxicação do organismo que pretende eliminar o excesso de toxinas e contribuir para o descongestionamento geral do sistema intestinal.
Este tipo de Detox Natural pode prevenir algumas complicações de saúde associadas a este tipo de condição. As toxinas que se podem acumular têm na maior parte dos casos proveniência na dieta e estilo de vida como o consumo de drogas, tabaco, bebidas alcoólicas, o estresse ou o meio ambiente.

A um nível interno, as gorduras, especialmente as gorduras oxidadas (chamadas de “mau colesterol”), os radicais livres e outras moléculas patogênicas agem como toxinas no interior do seu organismo.

As complicações mais comuns que podem surgir devido aos altos níveis de toxicidade no organismo incluem a má digestão, lentidão no funcionamento intestinal, principalmente no intestino grosso (cólon), deficiente função hepática, ineficiência renal, pele pouco saudável, entre outras.

A Importância do um Bom Movimento Intestinal para a Saúde

Deve ter pelo menos um movimento intestinal por dia. Deve evitar o consumo de açúcares refinados, farinha branca, ou dietas ricas em carnes e pobres em vegetais. As dietas muito ricas em carnes podem ser prejudiciais porque as carnes contêm hormonas, antibióticos ou suplementos artificiais que podem ser prejudiciais.

Os alimentos processados industrialmente, como sejam as comidas rápidas contêm altos níveis de sódio (sal) e em regra geral nutrientes pouco ricos em vitaminas.

Desta forma de aumentar significativamente o consumo de vegetais, nomeadamente fruta, verduras, frutos secos, sementes e água. A água é muito importante porque ajuda o organismo a expulsar as toxinas.

Certas complicações que podem surgir por diversos fatores, nomeadamente pelo acumular de toxinas, é o câncer do cólon. A comunidade cientifica aponta a dieta saudável como um dos factores principais na prevenção e mesmo de tratamento de casos de câncer do cólon.

Um dos problemas intestinais mais frequentes é a prisão de ventre, que se caracteriza por um sistema digestivo lento. Esta patologia pode promover o aumento de resíduos tóxicos no organismo, e consequentemente aumentar a possibilidade de desenvolvimento de doenças associadas, nomeadamente o câncer.

Desintoxicação Intestinal Natural

  • Evitar Alimentos Processados

Uma das primeiras medidas desintoxicantes é evitar alimentos processados industrialmente. Deve evitar refeições rápidas, que são ricas em sal, produtos químicos, aditivos, conservantes, adoçantes e corantes.

  • Evitar Açúcares

Açucares refinados e adoçantes.

  • Praticar Exercício Físico

Pode reduzir o estresse que se acumula no dia a dia com a pratica de exercício físico, mesmo que ligeiro. Um estilo de vida saudável promove um sistema imunitário forte, contribuindo para uma eliminação mais eficaz de toxinas do organismo. Uma das maneiras mais eficazes de diminuir os níveis de estresse é praticando meditação ou ioga.

  • Probióticos

Deve incorporar probióticos na sua dieta. Os probióticos contribuem para uma flora intestinal mais saudável.

  • Aumentar o Consumo de Fibras e Vitaminas

Deve aumentar a sua dieta no que toca ao consumo de fibras e vitaminas, ao consumir mais regularmente frutas e vegetais, restringindo as gorduras animais.

  • Dieta Natural com Sementes

Deve aumentar na sua dieta o consumo de ervas, sementes e frutos secos. Estes alimentos também servem para limpar o cólon, estes alimentos têm propriedades que favorecem a eliminação de parasitas e vermes. Contêm enzimas digestivas, probióticos (bactérias benéficas) que estimulam o fígado, vesícula e intestinos. Ex: sementes de linho ou de olmo. As sementes de linho absorvem água ao expandir-se no cólon, permitindo que as toxinas sejam removidos, além de contribuir para os níveis do bom colesterol.

  • Jejuar.

O jejuar pode deve ser efetuado de uma forma progressiva de dias, em que o jejuar diário deve apenas ser complementado com água, sucos de frutas e vegetais crus. Quando feito com supervisão e começando por um dia ou poucos dias, pode ser um ótimo processo de limpeza do intestino, assim como de todo o trato digestivo. A prática regular de uma dieta vegetariana também ajuda no processo de desintoxicação do organismo.

  • Argila de Bentonite.

A bentonite é um tipo de argila comestível que atua como um laxante, absorvendo a água e absorver as toxinas para as expulsar do intestino e ajuda no processo de limpeza do cólon.

O alho tem propriedades eficazes e reconhecidas no combate a lombrigas (Ascaris), tênias e solitárias. Pode ser consumido em forma de cápsulas e comprimidos, ou preferencialmente, na sua forma natural em dentes de alho consumidos inteiros, ou misturados com outros alimentos.

  • Noz preta

A nós preta é um remédio natural para parasitas e infecções fúngicas, bastante utilizada para micose e pé de atleta.

  • Erva Absinto (Artemesia annua)

Tem sido utilizada por séculos como um remédio para parasitas intestinais. Pesquisa cientificas sugerem a erva absinto como eficaz contra lombrigas intestinais. Pode encontrar a erva Artemesia annua em chá, extrato líquido ou cápsulas, no entanto, o óleo puro é considerado tóxico e não deve ser ingerido. A segurança e a eficácia desta erva não foi estabelecida em ensaios clínicos, pelo que recomendamos que elabore um estudo prévio sobre os componentes ativos desta erva antes de experimentar.

  • Sementes de Abóbora.

As sementes de abóbora têm sido tradicionalmente usadas como um remédio para vermes e parasitas intestinais. Nutricionistas recomendam o consumo frequente destas sementes.

  • Sementes de Extrato de Toranja.

O extrato de semente de toranja é geralmente encontrado na sua forma líquida, em lojas de alimentos naturais. Embora a investigação preliminar sugira que tem propriedades antimicrobianas, há ainda poucas pesquisas sobre a sua real eficácia com parasitas.

  • Abacaxi

Uma dieta rica em abacaxi pode ajudar a eliminar certos parasitas, como sejam os vermes.

  • Cenouras, batata doce e abóbora

Estes alimentos são ricos em betacaroteno, um precursor da vitamina A. A vitamina A aumenta a resistência à penetração de larvas. A vitamina C e o zinco também auxiliam o sistema imunológico.

  • Cravo

O cravo é uma especiaria que tem propriedades reconhecidas no combate a parasitas.

The following two tabs change content below.
RemédiosNaturais.info é uma publicação online de autores profissionais de saúde, nutricionistas e técnicos especialistas de diversas áreas de saúde.