Imunoterapia Contra Alergia

A imunoterapia consiste numa forma de tratamento de alergias onde se procede à gradual administração da substância ou alergênico a que o paciente é sensível. Isto permite reduzir a sensibilidade do sistema imunitário a essa substância, contribuindo para sintomas mais toleráveis, ou em alguns casos, o desaparecimento dos mesmos. A imunoterapia pode não resultar sempre, mas muitos são os casos documentados em que regimes de tratamentos de imunoterapia de 3 ou 5 anos produzem resultados de permanentes de ausência de sintomas.

Enquanto que a forma de tratamento por corticosteroides trata apenas os sintomas das alergias, a imunoterapia é uma forma de tratamento disponível que atua na origem e que pode reduzir ou eliminar a sensibilidade aos alergênicos.

Os tratamentos por imunoterapia têm maior taxa de sucesso quando administrados em fases iniciais da vida ou logo que os primeiros sintomas alérgicos comecem. São especialmente indicados para pacientes que tenham efeitos secundários com medicamentos (por exemplo nos casos de sinusite ou otite), em casos em que a terapia médica é insuficiente ou quando o paciente prefere evitar o uso de medicamentação por motivos vários.

Este tipo de tratamento deve ser sempre efetuado com acompanhamento médico pois os resultados têm de ser confirmados por exames ao sangue (ou derme) para verificar a presença de anticorpos.

A forma de tratamento mais comum é através de injeções de pequenas porções da substância alérgica, sendo a periodicidade e quantidade definida por pessoal médico e adequadas ás caraterísticas do seu caso pessoal.

Liberte-se das Alergias

Liberte-se das Alergias


Os principais efeitos secundários mais comuns de imunoterapia são alguma irritação no local onde foi administrada a injeção ou o possível risco de anafilaxia.

A imunoterapia pode ser descontinuada após um determinado período de tempo em que o sistema imunológico pode já ter adquirido tolerância à substância alérgica. Quando isso acontece, também os sintomas diminuem ou desaparecem. A imunoterapia pode ser tanto uma forma de cura de condições alérgicas, como utilizada no condicionar da maior parte das reações a níveis toleráveis para a qualidade de vida do paciente.

Este Artigo Informativo Não Substitui o Aconselhamento Médico. Consulte Sempre Ajuda Profissional de Saúde Nas Suas Decisões