Seborreia

A dermatite seborreica é uma doença de pele que ataca principalmente o couro cabeludo. Os sintomas clássicos são o prurido e escamação oleosa.

Para saber como distinguir seborreia de caspa deve observar a escamação resultante no couro cabeludo. A escamação da caspa não é oleosa e é branca, enquanto que no caso da seborreia a escamação é oleosa e a cor do material escamado é amarela.

Os tratamentos mais comuns para seborreia obtidos na farmácia são produtos para a cabeça e cabelo compostos de piritionato de zinco, sulfeto de selênio e alcatrão, ou loções contendo ácidos alfa-hidróxidos.

Como forma de complementar qualquer dos tratamentos naturais de seborreia deve-se evitar totalmente o consumo de açucares e os produtos processados industrialmente. Exemplos destes produtos são as refeições rápidas, chocolates, refrigerantes, alimentos com farinha branca como pão e bolos, guloseimas por conterem elevados níveis de açúcar, sódio (sal), corantes e conservantes artificiais.

Tratamento Natural Seborreia

  • Magnésio

A deficiência de magnésio está indicada como um dos fatores causadores de seborreia. Deve-se aumentar o consumo de alimentos crus, nomeadamente vegetais, frutas e frutos secos devido às suas características altamente vitamínicas e principalmente por este tipo de dieta ser muito rica em magnésio.

  • Dieta Natural

Aumentar o consumo de frutas, legumes e sementes germinadas, especialmente bananas, maças, laranjas, brócolis, vegetais de cor verde escura, nozes, cereais, milho, arroz preto, noz brasileira. Estes alimentos são ricos em fibras, vitaminas e magnésio como foi indicado no ponto anterior.

  • Evitar Gorduras

As gorduras devem ser restringidas ao máximo. Evitar especialmente carnes gordas como o porco, ou enchidos ou as partes muito gordurosas da carne como sejam as peles.

  • Luz Solar

A exposição moderada do corpo à luz do sol aumenta níveis de vitamina D no corpo, sendo benéfico no tratamento de sintomas de seborreia, assim como em casos de psoríase ou eczemas.

  • Exercício Físico

A prática de exercício físico regular ajuda a manter um corpo saudável, para além de favorecer a agilidade geral do corpo, o que origina uma melhorada circulação sanguínea e um aumento de transpiração. Em casos de seborreia, a transpiração e uma boa circulação sanguínea é muito importante pois permite a renovação das células, a dilatação e hidratação dos poros o o aumento da elasticidade da pele, favorecendo a libertação de toxinas.

  • Biotina

A biotina é um nutriente com conhecidas propriedades anti seborreicas. Deve aumentar o consumo de soja e outros alimentos que contenham biotina como o ginseng, alho, aveia, cevada, abacate, milho, feijão e fava.

  • Gengibre (Zingiber officinale) e Gergelim (Sesamum indicum).

Segundo o antropólogo e médico John Heinerman, Ph.D., para o um eficaz tratamento da caspa ou seborreia deve tomar uma a duas colheres de sopa de sumo de gengibre (espremido ou ralado) e misturar com três colheres de sopa de óleo de gergelim com meia colher de chá de sumo de limão. Esfregue a mistura no couro cabeludo três vezes por semana, deixando atuar por cerca de 10 minutos antes do banho.

  • Alcaçus (Glycyrrhiza glabra).

Alcaçuz contém glicerina, um composto que pode minimizar a secreção de óleos do couro cabeludo.

  • Bananas

As bananas contêm alantoína e magnésio, sendo por isso altamente benéficas no tratamento dos sintomas de seborreia.

  • Enxaguar Bem o Cabelo

Deve evitar o uso de produtos para o cabelo demasiado fortes (por ex. produtos anti-caspa)e deve enxaguar muito bem o cabelo para remover quaisquer resíduos que possam irritar o couro cabeludo.

The following two tabs change content below.
RemédiosNaturais.info é uma publicação online de autores profissionais de saúde, nutricionistas e técnicos especialistas de diversas áreas de saúde.