Tratamento Natural para Rinite

A Rinite é uma irritação ou inflamação das mucosas no nariz que pode ter origem alérgica ou não alérgica.
Os sintomas mais comuns são o corrimento nasal, congestão nasal e o gotejamento pós-nasal.
De um modo geral, a Rinite é uma resposta protetora do sistema imunológico que força as mucosas a produzirem mais muco para responder à irritação e inchaço das vias nasais.

As causas mais comuns da Rinite são o resfriado comum, temperaturas frias, ou as alergias ou irritantes ambientais. O desconforto da Rinite pode interferir com as atividades diárias, pelo que devem ser tratadas quanto antes para não prolongar a irritação e permitir uma rápida recuperação. Existem alguns remédios naturais eficazes, e sem efeitos secundários que são úteis no tratamento de casos de Rinite em crianças, adultos e idosos. Os métodos naturais também permitem que pessoas que não queiram ou possam tomar medicamentos possam obter um tratamento eficaz.

Tratamento Natural para Rinite

  • Anti-histamínicos

O primeiro passo no tratamento natural de Rinite deve ser a procura de alívio através de anti-histamínicos naturais, que são muito eficazes no combate dos sintomas mais incomodativos da Rinite alérgica. Os anti-histamínicos reduzem a produção de histamina no corpo, o que elimina os sintomas de Rinite.

  • Irrigação Nasal Com Uma Solução Salina

    Irrigação Nasal

    Irrigação Nasal

A irrigação nasal com uma solução salina é um método de eliminação do muco na cavidade nasal. Essa prática é começou sendo usada pelos indianos e é hoje uma prática eficiente de manter a saúde nasal e combater os sintomas de sinusite. O modo de utilização envolve a inalação. pode ser usada, inalando por uma narina de cada vez, e cuspir e assoar posteriormente o excesso.

Embora a irrigação nasal pode ser efetuada com água da torneira, tal pode não ser seguro e pode até ser desconfortável porque pode irritar as membranas mucosas. Deve ser usada solução de água isotónica ou hipertónica, ou seja, com sal o suficiente para corresponder ao nível de sal das células e do sangue. Prefira água morna a água fria. O uso de água destilada estéril ou previamente fervida e resfriada sobre a água da torneira também é um método eficaz. Não deve utilizar água que normalmente bebe devido ao risco de infecção cerebral muito rara. Uma pequena quantidade de bicarbonato de sódio pode por vezes ser utilizada como um agente tampão para ajustar o pH da solução de irrigação ao do corpo.

Muitas farmácias têm à venda esta solução em spray (também no fim deste artigo), ou em saquetes de sal de grau farmacêutico e bicarbonato de sódio concebido para o efeito.

Mais informações sobre Irrigação Nasal Caseira

  • Evitar Alimentos Que Possam Contribuir Para a Rinite

Certos alimento podem ter características alérgicas e irritantes que podem agravar a Rinite. Deve evitar : produtos lácteos, como o leite, queijo e iogurte, o trigo, milho, cevada, aveia, centeio, avelãs, arroz selvagem, soja, feijões, lentilhas e batatas.

  • Estilo de Vida Saudável

Um estilo de vida e uma alimentação saudável são fatores importantíssimos na eliminação ou tratamento de sintomas de Rinite. Deve sempre ter em conta que a prática regular de exercício físico, ter bons períodos de descanso, dormir horas suficientes (7h min para adultos), e evitar o estresse são fatores que contribuem para o fortalecimento do seu sistema imunológico, o que é um dos passos mais importantes no combate dos sintomas de Rinite.

  • Chá de sabugueiro e Urtigas

Beber chá de flor de sabugueiro e urtigas tem sido indicado como um ótimo tratamento contra sintomas de Rinite. Pode beber o chá 2 vezes por dia, durante no mínimo uma semana, para o alivio dos sintomas de Rinite. Pode também utilizar tintura de sabugueiro e tomilho. Um toque muito agradável e muito eficaz para o tratamento de Rinite é adicionar ao chá umas gotas de equinácea.

  • Quercetina

A quercetina é uma erva que age como um poderoso antioxidante estimulador do sistema imunológico, para além de melhorar a circulação.

The following two tabs change content below.
RemédiosNaturais.info é uma publicação online de autores profissionais de saúde, nutricionistas e técnicos especialistas de diversas áreas de saúde.