Pé de Atleta (Micose)

A micose é um infecção originada por fungos.  Uma das zonas comuns de ataques por fungos são os pés, primeiro porque são o local de contacto direto com o chão, assim como estão normalmente fechados dentro de calçado o que dificulta a respiração da pele e contribui para a formação de suor, factores essenciais para os fungos se desenvolverem. Os fungos são os responsáveis pelo cheiro característico de quem sofre de pé de atleta. Estes fungos podem ser facilmente transmitidos através do contato direto da pele com áreas infectadas.

Deve evitar andar descalço em locais de uso públicos como piscinas, pavilhões desportivos ou balneários pois são locais propícios ao desenvolvimento de fungos e bactérias.

Os sintomas clássicos da pé de atleta são pés suados, cheiro ativo, comichão, e em alguns casos vermelhidão.

Os fungos presentes nos pés podem infectar outras partes do corpo, nomeadamente a virilha ou coxas, pelo que deve ter cuidado para não transmitir os fungos para diferentes partes do corpo.

A micose precisa de umidade e escuridão para se desenvolver. Evite manter os seus pés molhados de transpiração e fechados dentro do calçado por muito tempo, pois são essas são as condições propicias à disseminação dos fungos.

Remédios Naturais Para Micose

  • Alho (Allium sativum)

O alho um dos antissépticos e fungicidas mais potentes e eficazes que se pode encontrar na natureza. Estudos científicos mostram que é eficaz no tratamento do pé de atleta e outras infecções fungicidas, nomeadamente a genital e vaginal. A adição do consumo regular de alho na sua dieta é uma das melhores formas de começar o tratamento de micose.

Outras opções de tratamento com alho incluem:

- Colocar alguns dentes de alho esmagados numa bacia com água morna e um pouco de álcool. Mergulhar os pés nessa solução por alguns minutos. Irá notar um alivio na comichão e ardor entre os dedos.

- Um método tradicional Chinês consiste em esmagar vários dentes de alho em azeite e deixar repousar de um a três dias. Escorrer a solução para pedaço de algodão ou um pano limpo e aplique o óleo de alho entre os dedos dos pés, uma ou duas vezes por dia.

- Para os mais radicais, colocar lascas de alho previamente cortadas entre os dedos enquanto assiste a um documentário ou ao seu jogo preferido pode alertar algumas narinas e levantar algumas sobrancelhas. Se esta abordagem lhe parece irritar a pele, interromper o uso ou diminuir a duração do tratamento.

  • Gengibre (Zingiber officinale)

O gengibre é das ervas que têm o maior número de compostos fungicidas.

- Esmagar raiz de gengibre e adicioná-lo a água em ebulição durante 20 minutos, e depois de arrefecer aplicar diretamente nas áreas afetadas duas vezes por dia com algodão ou um pano limpo.

  • Alcaçuz (Glycyrrhiza glabra)

O alcaçuz tem vários compostos com propriedades fungicidas.

- Ferver ervas secas de alcaçuz ou alcaçuz picado e aplicar a solução (depois de arrefecida) diretamente nas zonas afetadas com algodão ou um pano limpo.

  • Camomila (Matricaria recutita)

O óleo de camomila é um fungicida muito utilizado em soluções anti-sépticas. Cuidado no entanto porque a camomila pode desencadear reações alérgicas.

Se é a primeira vez que utiliza Camomila, teste a reação em uma pequena porção da pele. Se causar irritação na pele, descontinuar o uso.

  • Equinácea (Echinacea)

Para além de estimular o sistema imunológico, a ação desta erva é particularmente benéfica no tratamento de infecções fúngicas, tais como o pé do atleta. A Equinácea pode causar dormência na sua língua temporariamente, mas este efeito é completamente inofensivo.

  • Canela

A canela pode ser adicionada a qualquer das soluções sugeridas em cima, por ter características fungicidas. Pode e deve adicioná-la também a chá de hortelã, manjericão, sálvia, tomilho, trevo vermelho e limão.

  • Andar Descalço

Como forma de tratamento, ou complementar aos tratamentos sugeridos em cima, deve manter os pés secos e usar calçado leve, preferencialmente aberto.

Deve passar o maior tempo possível descalço. Se possível. ande descalço pelo campo, numa praia de água salgada, ou mesmo na terra do seu jardim. A ação da luz do sol, da água salgada e/ou o contato com a terra e a respiração total dos seus pés permite a redução dos sintomas e favorece o tratamento efetivo na luta contra os fungos.

The following two tabs change content below.
RemédiosNaturais.info é uma publicação online de autores profissionais de saúde, nutricionistas e técnicos especialistas de diversas áreas de saúde.