Intoxicação Alimentar

Intoxicação alimentar ou gastroenterite aguda é uma inflamação da mucosa do estômago e intestino delgado.
As causas mais comuns de intoxicação alimentar ou gastroenterite são o uso excessivo de álcool, alergias a determinados alimentos, ou o consumo de alimentos fora de prazo ou expostos a germes (ex. bactérias staphylococcus), ou produtos químicos nocivos à saúde.
A intoxicação alimentar normalmente começa com uma sensação de náuseas e cólicas abdominais, seguidos de vômitos, diarreia, dores abdominais e fraqueza. As fezes podem podem conter sangue e muco nos casos mais graves.

Em regra geral, os primeiros sintomas surgem dentro de duas ou três horas após tomar os alimentos contaminados. A maioria destes ataques duram algumas horas e são seguidos por uma recuperação completa. intoxicações mais graves pode durar mais tempo.

Remédios Naturais Para Intoxicação Alimentar

  • Para tratamento da intoxicação alimentar beber um chá de hortelã, camomila, ou amora.
  • Beber uma xícara de chá de gengibre após as refeições para facilitar a digestão, assim como diminuir náuseas, azia, etc
  • Preparar uma mistura adicionando suco de limão, 1 colher de chá de gengibre e 1 colher de chá de pimenta em pó e beber.
  • Comer Pão. O pão tem tendencia para absorver o que esta a irritar o estomago.
  • Beber água. A perda de líquidos resultante da diarreia pode resultar em desidratação grave, além disso, beber muitos líquidos promove a limpeza do organismo.
  • Aplicar calor suave no estômago para aliviar o espasmo ou dor e também a tendência para vomitar.

Cuidados a Ter

  • Lavar as mãos antes de preparar os alimentos para evitar a passagem de bactérias como os estafilococos (geralmente encontrados na pele e na garganta) ou shigella (passou de matéria fecal). Lave novamente depois de manusear carne crua e ovos.
  • Não deixar alimentos em temperatura ambiente por mais de duas horas, ou não cheire bem ou tenha mau aspecto.
  • Utensílios de cozinha e pratos, além de esponjas e panos que foram utilizados no processo de preparação de alimentos, também devem ser limpos adequadamente.

Este Artigo Informativo Não Substitui o Aconselhamento Médico. Consulte Sempre Ajuda Profissional de Saúde Nas Suas Decisões