Dermatite de Contato

A Dermatite de contato é uma inflamação da pele causada pelo contato direto com uma substância irritante.

As reações podem variar de pessoa para pessoa, e até na mesma pessoa ao longo do tempo. Pessoas com um passado associado a condições alérgicas podem aumentar a propensão para este tipo de alergias.

O resultado pode produzir uma erupção cutânea, geralmente associada a comichão na pele. Também comum, é por exemplo uma alergia ao níquel, onde uma pulseira pode originar uma erupção no local onde a pulseira está, e o mesmo poderá acontecer com maquiagem.

Algumas substancias são conhecidas por serem susceptíveis a causar dermatite de contacto como: detergentes, antibióticos atópicos, certos medicamentos, níquel ou outros metais, Hera venenosa, Carvalho venenoso, couro, pasta de dentes, cosméticos, borracha ou latex, perfumes ou certos tecidos.

Nunca deve coçar a área afetada para não piorar nem afetar a barreira protetora da pele, que é a sua primeira linha de defesa contra infecções.

No tratamento de dermatite de contato é crucial que tente identificar o alergênico que está a causar a inflamação, e uma vez descoberto deve descontinuar imediatamente o seu uso. Por vezes algo tão trivial como um sabonete pode ser a causa de dermatite de contato.

Remédios Naturais Para Dermatite De Contacto

  • O tratamento inicial deve incluir uma lavagem cuidadosa com água abundante na área afetada para remover qualquer vestígio do irritante que pode ainda estar presente na pele.
  • Aumentar o consumo de Vitamina A. Alimentos ricos em vitamina A como figado, óleo de figado de bacalhau, cenouras, batata doce, espinafre, manga, etc contribuem para a saúde da sua pele, o que facilita a regeneração e cicatrização da pele.
  • Aplicar uma compressa úmida com água pura. Cobrir a área afetada com uma compressa úmida promove a hidratação da pele, fornece algum alivio, e evita que coce a área afetada.
  • Evitar os alimentos conhecidos por favorecer condições alérgicas como produtos lácteos, ovos e carne, que podem contribuir para a produção de substâncias inflamatórias devido ao seu alto conteúdo de ácido araquidônico.
  • Para favorecer a cicatrização, hidratação e restabelecer a camada protetora da pele considere a aplicação tópica de Aloé vera, pomada de calêndula, ou azeite de oliva (Obtido apenas por processos mecânicos). Teste sempre primeiro numa pequena porção de pele para testar a alergenicidade destas substancias na sua pele. Só depois deve proceder a um tratamento extensivo.
  • O Dr Howard Donsky, MD, dermatologista no Hospital Geral de Toronto indica que ar seco tende a agravar casos de prurido de eczema ou dermatite. Manter o ar úmido deve ser uma preocupação primordial no tratamento de dermatite de contacto, por isso evite a todo o custo secadores de cabelo a ar quente, ou aquecedores que secam demasiado o ar.
  • Tome um banho de aveia. Para um tratamento mais suave, o Dr. Donsky recomenda a adição de farinha de aveia coloidal como Aveeno ao banho, e até mesmo usar farinha de aveia como substituto do sabão. Para o banho, coloque 2 xícaras de farinha de aveia coloidal ( pó fino de aveia encontrado em farmácias) em uma banheira de água morna.
  • Emolientes que contêm ureia são ótimos para aliviar a coceira da dermatite de contacto. A ureia é um agente de desprendimento, muito eficaz em reparar a pele vitima de coceira ou fricção.”
  • Evitar desodorantes antitranspirantes. Os sais metálicos como cloreto de alumínio sulfato de alumínio, e outros e cloridrato de zircônio são os ingredientes ativos em antitranspirantes muitos, e estes têm sido conhecidos por causar irritação nas pessoas com pele sensível.
  • Prefira roupa em algodão. O Algodão em contacto é muito mais suave do que qualquer lã ou poliéster, refere o dermatologista João F. Romano, MD, um instrutor clínico no Centro médico Universitário do Cornel Hospital de Nova York.

The following two tabs change content below.
RemédiosNaturais.info é uma publicação online de autores profissionais de saúde, nutricionistas e técnicos especialistas de diversas áreas de saúde.